Skip to main content
05 janeiro, 2024

Cinco tendências para o setor de serviços em 2024

O Setor de Serviços em 2023

O ano de 2023 foi marcado pela retomada de diversos setores, entre eles, o de serviços. Como prova disso, segundo o IBGE, o segmento encerrou o primeiro semestre com alta de 4,7% em sua atividade econômica.

Por sua vez, considerando o impacto que o setor possui na economia brasileira, é fundamental estar atento as novas tendências que podem impulsionar o seu desempenho.

Mesmo diante de um resultado favorável obtido no início do ano, em outra pesquisa do IBGE, foi revelado que o setor teve um recuo de 0,9% sendo esse resultado abaixo do esperado pelo mercado. Por sua vez, levando em conta as oscilações de crescimento que o segmento vem passando, sem dúvidas, investir em estratégias que auxiliem a manter o ritmo de desempenho é a melhor alternativa.

A tecnologia se mostra uma verdadeira aliada, Isso é, independentemente de porte ou segmento, a utilização de recursos tecnológicos se tornou algo indispensável no dia a dia das organizações, principalmente, as que atuam no setor de serviços.

Entretanto, mais do que aplicar o uso de ferramentas, é crucial avaliar e conhecer quais opções são aderentes ao negócio. Além disso, considerando a proximidade de 2024, destaco cinco tendências que merecem atenção.

 

Cinco tendências para o ano

1 – Inteligência Artificial (IA):

Sim, novamente precisamos destacar o impacto que a IA irá ter nos negócios no próximo ano. Cada vez mais essa tecnologia está se tornando indispensável, o que irá auxiliar em atividades desde a automação de tarefas até o atendimento ao cliente de forma personalizada. 

2 – Plataformas em Nuvem:

Com um crescimento constante, as plataformas em nuvem se consolidarão como aceleradoras de negócios. Até 2027, mais de 70% das empresas adotam essas soluções, otimizando o acesso a dados com mais segurança e custo-benefício.

3 –Big Data:

O volume de dados aumenta diariamente, e o uso de Big Data é crucial para transformá-los em insights valiosos. Essa prática traz vantagens competitivas para as empresas.

4 – Blockchain:

Apesar de sua presença forte no setor financeiro, o Blockchain ganhará mais aplicações, como em cadeias produtivas, garantindo mais segurança e transparência. A integração com IA em 2024 potencializará a eficiência nas transações.

5 – ERP: 

Os sistemas ERP continuam sendo tendências, especialmente no setor de serviços, proporcionando uma gestão mais integrada e eficiente, desde operações até o controle de equipes.

 

Todas essas tendências têm em comum…

 

O Fato de que não se trata especificamente de tecnologias novas. Entretanto, cada uma delas vêm expandindo o seu potencial ao longo do tempo, reforçando a sua importância e relevância na rotina organizacional.

O setor de serviços possui amplo potencial de crescimento nos próximos anos, mas o que irá garantir sua expansão, certamente, é o quanto as empresas vão investir em recursos que ajudem a fortalecer seu desempenho.

Com a proximidade de 2024, é essencial que as empresas desse segmento busquem o quanto antes fazer uma análise interna, a fim de acompanhar as tendências que surgem a todo instante. Até porque, o segredo para obter resultados é um só: estar preparado.

 

 

Sobre a Keep:

Keep Consultoria é especializada na implementação do SAP Business One, com uma equipe que entende as particularidades do segmento de cada cliente. Oferecemos suporte completo em todas as etapas, desde a análise inicial até o treinamento e suporte pós implementação. 

Nossa missão é, portanto, assegurar que sua empresa aproveite ao máximo as vantagens do SAP Business One, impulsionando, assim, sua competitividade e eficiência no mercado.

 

 

Fonte:
https://calltocall.com.br/

URL: 
https://calltocall.com.br/cinco-tendencias-em-tecnologia-para-o-setor-de-servicos-em-2024-por-lucas-medeiros/

 

keep consultoria

A Keep Consultoria é uma empresa especializada em consultoria e implementação do SAP Business One, focada em ajudar negócios, a adotar e otimizar o uso desse ERP. Buscando simplificar e acelerar processos internos de gestão, oferecendo soluções personalizadas para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.